terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LEI SECA É LIMITE ZERO


BRASIL: A PARTIR DE HOJE, A LEI SECA É LIMITE ZERO

Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro

Pena Norma 432/13 o Limite máximo agora é de apenas 0,01. Até um bombom de licor dá mais do que isso...
Pena Norma 432/13 o Limite máximo agora é de apenas 0,05. Cuidado que um bombom de licor pode chegar a esse teor…
A partir de hoje (29), quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (29), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado. Pela resolução, se o teste gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.
Caso o teste aponte concentração igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar, o ato de dirigir passa a ser considerado crime e o motorista, além de pagar a multa e ter a carteira de motorista apreendida, será encaminhado a delegacia. Comprovada a embriaguez, o condutor pode ser condenado a detenção de seis meses a três anos.
Nem mesmo o uso de enxaguantes bucais com algum teor alcoólico escapa das novas regras. “A lei não dá margem. Qualquer concentração estará sujeita a penalidade. No caso do enxaguante, o caso teria que ser analisado individualmente, mas o condutor seria pego pelo bafômetro“, explica o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro.
Fonte: http://oabelhudo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário